Conheça as 8 razões para o Técnico em Edificações optar por Concurso Público
- Eu Sou Edificações
- 20 de jun. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 16 de fev. de 2023
Já pensou nos benefícios do Concurso Público? É a realidade de muitos Técnicos de Edificações se dedicarem todos os dias no emprego (seja no escritório ou na obra) e ganhar pouco (bem pouco). Você se esforça o mês inteiro, se doa, trabalha horas a fio, “veste a camisa da empresa”, mas chega o final do mês e a recompensa não vem. E muitas vezes você nem mesmo é reconhecido pelo seu esforço e não adianta mudar de emprego, pois, a maioria das empresas privadas são assim, sem falar que você não tem estabilidade nenhuma e pode ser demitido a qualquer momento!
Por isso, destacamos as 8 razões para você — Técnico de Edificações — optar por Concurso Público, que é uma solução positiva e segura para quem deseja trilhar uma carreira próspera e sólida, vamos lá:
1. Excelentes remunerações:
Essa vantagem é gritante! Quando comparamos os salários de Técnicos de Edificações na carreira pública, vemos que são bem maiores do que é normalmente oferecido pelo setor privado, ainda mais em início de carreira. Além disso, os salários estão sempre em dia e pode ser pago adiantado no caso de feriados ou fins de semana. Observação: Os salários de servidores Técnicos em Edificações são sempre superiores aos citados no Edital do Concurso Público, para evitar chamar a atenção de profissionais que não admiram a área e só se inscrevem por conta financeira. Entretanto, no Portal da Transparência de cada instituição é possível encontrar o verdadeiro valor da remuneração de cada servidor Técnico em Edificações. Sim, o valor é sempre atrativo!
2. Estabilidade funcional:
Certamente, uma das grandes vantagens em ingressar no setor público é o fato de não poder ser demitido a qualquer momento, como acontece no emprego privado. Para que um Técnico de Edificações seja demitido, é necessário que infrinja de forma grave alguma das regras estabelecidas pelo Estatuto Funcional ou Regimento, além de passar por um trâmite legalizado de PAD (Processo Administrativo Disciplinar) que é uma investigação interna em que o órgão, autarquia, fundação e outros entes fazem a apuração de possíveis atos ilícitos praticados pelos seus servidores que só aplica as penalidades como advertência, suspensão e, até mesmo, a demissão após comprovarem os atos ilícitos, com direito a ampla defesa. Ou seja, lembra daquela demissão injusta que você já sofreu? Isso não seria possível dentro da carreira pública.
3. A inexigibilidade de experiência:
Independentemente da idade (jovens, maduros ou idosos) ou da experiência profissional prévia (se a formatura é recente ou se tem anos sem ser utilizada), o Técnico de Edificações pode se candidatar a uma vaga nos órgãos públicos. Isso porque, a única coisa levada em consideração é o resultado da prova realizada e a, posterior, lista de classificados. Isso significa que há justiça e igualdade no certame, efetivando-se como funcionário público por meritocracia, não há indicação, não há vaga marcada, é você e sua prova, seu único concorrente é você mesmo!
4. Ótimas vantagens:
Ao precisar comprar a casa própria ou para adquirir aquele carro dos seus sonhos, sendo um funcionário público, suas chances de conseguir um bom financiamento são ainda maiores, com menos burocracia, por ser crédito consignado, taxas de juros reduzidas, maior tempo para quitação de empréstimo e parcelas fixas. As instituições financeiras oferecem vantagens aos Técnicos de Edificações concursados, por terem a renda fixa e estabilidade funcional.
5. Aposentadoria integral:
No setor público, os Técnicos de Edificações se aposentam com o salário integral e passam a receber de aposentadoria o valor do último pagamento recebido. Outro fator importante a ser destacado: após a aposentadoria, o Técnico de Edificações pode tentar novamente uma vaga por meio de um novo concurso público, aumentando assim sua renda mensal de ganhos até que atinja a idade máxima (tendo que se aposentar compulsoriamente).
6. Plano de carreira:
Ao servidor público são dados benefícios e gratificações mediante seu tempo de serviço e especializações feitas no decorrer da carreira. É importante frisar que, mesmo depois de atuar no setor público, vale a pena continuar estudando, aprimorando seus conhecimentos para cumprir melhor a sua função e garantir os avanços disponíveis para cada cargo. Além de você trabalhar na sua missão pessoal, missão profissional, ainda estará ajudando ao seu país (o nosso Brasil) a evoluir, deixando um local melhor, com um serviço público de qualidade e obviamente esse retorno positivo chegará em sua vida e na vida dos seus entes queridos.
7. Excelentes benefícios:
Dentre tantos benefícios de servidores públicos, estão os queridinhos: plano de saúde e odonto (inclusive, para os seus pais, filhos e cônjuge), convênio com os melhores clubes aquáticos para você curtir nos finais de semana com a sua família, convêncio com excelentes creches, cursos, escolas, faculdades (principalmente para os seus filhos), convênio com farmácia, petshop, cinema, teatro, restaurantes, mercados, livrarias, hoteis, academias, lojas, etc.
8. Qualidade de vida:
Os funcionários públicos possuem uma carga horária fixa, determinada no edital do concurso (seja de 20h, 30h ou 40h semanais), e raramente cumprem horas extras, o que difere da realidade dos Técnicos de Edificações da iniciativa privada. Isso contribui para que o funcionário tenha mais tempo para passar com a família, planejar viagens, desfrutar de hobbies, diminuindo, assim, o índice de estresse e aumentando sua qualidade de vida.
Conheça: Eu Sou Edificações.

Quem é a autora desse artigo?
Monique Silveira é fundadora do Eu Sou Edificações, cujo lema é: “Ensino Técnico em Edificações de Excelência”. Sendo o primeiro e único canal (instituição de ensino) que proporciona o CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA TÉCNICOS EM EDIFICAÇÕES com um conteúdo completo e específico para profissionais Técnicos em Edificações e de áreas correlatas, sendo a melhor referência em sua esfera de atuação.
Formada em Edificações, pela Instituição Privada Brasileira de Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, referência em Educação, Pesquisa e Inovação nos cursos técnicos, principalmente Edificações. Possui também a formação em Design de Interiores e é graduanda em Engenharia Civil e Arquitetura, além de já portar um leque de títulos de MBA (como Gestão de Obras, Orçamento, Planejamento, Controle de Obras, Gestão de Projetos de Edificações, dentre tantos outros), voltados ao desenvolvimento de competências em áreas específicas de Edificações, empreendedorismo e ensino a distância.
Eu Sou Edificações através do CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA TÉCNICOS EM EDIFICAÇÕES proporciona o que há de melhor e mais atualizado conhecimento específico. Portanto, te convidamos a tornar-se um profissional Técnico em Edificações de excelência, transformado, melhorado, atualizado, certificado, preparado e destacando-se diante dos 50 mil Técnicos em Edificações atualmente registrados no CFT, em nosso país.
Comentarios