Quais programas (softwares) o Técnico de Edificações precisa saber?

Para atingir o sucesso profissional é essencial comprometer-se com uma vida épica, acima da média, digno de um herói, algo conquistado bravamente, entende?! Além disso, é indispensável ter equilíbrio e harmonia em todas as áreas — na saúde, nos relacionamentos, espiritualmente, financeiramente — com disciplina absoluta, constância no seu compromisso com o objetivo final e uma vida de alto nível. Se especializar continuadamente é uma das atitudes para obter êxito na sua profissão, fugindo da zona de conforto, estagnação e mentalidade inexpressiva, portanto, concentrar-se em seu próprio desenvolvimento é o caminho da conquista de suas ambições pessoais e profissionais.


Selecionei 10 programas (softwares) que o Técnico de Edificações precisa saber. Entretanto, é ainda mais importante que o profissional se especialize em uma só área, tornando-se um expert, referência e autoridade.


  1. Projeto em 2D: AutoCAD;

  2. Maquete Eletrônica: SketchUp + Vray;

  3. Planta Humanizada: Corel + Photoshop;

  4. Projeto em 2D/3D BIM: Revit Architecture;

  5. Instalação Elétrica: Revit MEP Elétrica;

  6. Instalação Hidráulica: Revit MEP Hidráulica;

  7. Projeto Estrutural: Revit Structure;

  8. Gestão de Obra: Sienge;

  9. Orçamento de Obra: OrçaFascio;

  10. Compatibilização de Projeto: Navisworks.



1. Projeto em 2D: AutoCAD


É um sofware do tipo CAD — computer aided design ou desenho auxiliado por computador — mais conhecido e difundido à confecção de desenhos digitais, criado e comercializado pela Autodesk Inc. desde 1982. É amplamente utilizado em edificações, arquitetura, design de interiores, engenharia civil e em vários outros ramos da indústria, além de ser a principal ferramenta para confecção de projetos em 2D e 3D.


2. Maquete Eletrônica: SketchUp + Vray


É referência na área de edificações, arquitetura, design de interiores, engenharia, paisagismo, planejamento urbano e diversos outros campos. É um programa multiuso excelente para criar modelos e animações em 3D, bastante versátil e poderoso, é compatível com outras ferramentas como o V-Ray desenvolvido para renderização (imagens e vídeos realistas).


3. Planta Humanizada: Corel + Photoshop


Técnicos de edificações, arquitetos, engenheiros, decoradores, usam tais softwares para criação de plantas de imóveis, seja ele residencial, comercial ou industrial, com layout decorativo definido, melhorando o visual, valorizando aos projetos, com a finalidade de publicidade e propaganda da edificação.


4. Projetos em 2D/3D BIM: Revit Architecture


É um software com o conceito de Modelagem das Informações da Construção (BIM). Desenvolvido pela Autodesk, permite ao usuário trabalhar dentro de uma realidade integrada com todas as disciplinas de projeto. Esse conceito é a nova tendência do mercado que aos poucos está substituindo a realidade CAD, pois, usa técnicas mais inteligentes, eficientes e possuem informação vinculada a cada elemento, o que permite, por exemplo, a extração de quantitativos, verificação de compatibilidade e visualização espacial a qualquer momento da modelagem.


5. Instalação Elétrica: Revit MEP Elétrica


Reconhecido no mercado de projetos pela sua eficiência em criar sistemas que não apenas atendem a demanda do cliente, mas também já trabalha dentro da realidade BIM. Todos os projetos feitos dentro do Revit Mep já são automaticamente feitos em 3D o que viabiliza a compatibilização entre as diversas disciplinas como arquitetura e estrutura, por exemplo. Aborda toda a modelagem da parte física do projeto como conduítes, luminárias, quadros, caixas de passagem e tantos outros. Além do processo de cálculo dos circuitos, cargas, detalhamento de plantas e quantitativos.


6. Instalação Hidráulica: Revit MEP Hidráulica

É uma solução muito interessante para projetos de instalações hidrossanitárias, oferece soluções para elétrica, telefonia, ar condicionado, dentre outros. Trabalha dentro dos conceitos BIM de modelagem com informação e interoperabilidade. Criar projetos de instalações compatibilizados com as outras disciplinas é uma tendência do mercado e um diferencial para qualquer projetista. Como todo modelo possui informação atribuída a ele, os quantitativos são automáticos e com alta precisão.


7. Projeto Estrutural: Revit Structure


Criado para a Modelagem de Informação da Construção (BIM), o software Autodesk® Revit® Structure te ajuda a capturar e analisar seus conceitos de projeto mais inovadores e a manter sua visão através da documentação. Te permite trabalhar na modelagem de objetos estruturais parametrizados como pilares, vigas, lajes, paredes estruturais e blocos de fundação, além de treliças e estruturas metálicas, tudo isso com a capacidade de criar cortes automatizados dentro do mesmo modelo 3D. Há também a geração automática de pranchas, tabelas, documentos e quantitativos. 


8. Gestão de Obra: Sienge

Este programa de gestão com interação BIM, te permite desenvolver seu trabalho de forma organizada, mantendo total controle do orçamento, planejamento e acompanhamento físico das obras. É um software completo para esta área, com a vantagem de integração com os outros departamentos de sua empresa, como recursos humanos, segurança, gestão da qualidade, suporte, gestão de ativos, comercial, contabilidade fiscal, financeiro e suprimentos e engenharias.


9. Orçamento de Obra: OrçaFascio

Com a promessa de gerar orçamentos de maneira simples e rápida, o OrçaFascio funciona a partir da composição de custos da tabela SINAPI, com valores atualizados para todos os estados brasileiros. Além do orçamento, o programa conta com uma interface intuitiva para controle físico e financeiro, medição de obra, geração de relatórios e a adição de múltiplos usuários. Permitem funções como o cadastro de empreiteiros, relatório de composições analíticas e outras características para aumentar a produtividade e eficiência.


10. Compatibilização de Projeto: Navisworks


Criado para a Modelagem de Informação da Construção (BIM), o software Autodesk® Navisworks permite que você analise seus projetos de maneira rápida e prática em um ambiente 4D. O sistema de análise de interferências do Navisworks trabalha com categorias pré-selecionadas pelo profissional, mostrando imagens bem claras de pontos com choques entre dois ou mais elementos ou com um grau de proximidade tão grande que possa vir a acarretar um problema futuro. Todos os relatórios são emitidos para fora do Navisworks, permitindo que outros profissionais possam avaliar a informação sem utilizar o software.